Depois de muitas ideias boas submetidas e de muito trabalho para julgar todas (afinal foram 103 propostas), segue abaixo a terceira parte da lista de ideias que foram selecionadas. Meus parabéns aos participantes.
Participante:Top Hint Solutions – Consultoria em Tecnologia e Finanças LTDA
Nome da ideia:Teste de Flexibilidade da Articulação Coxo-Femoral
Descrição:
A flexibilidade corporal está diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia e à manutenção da autonomia do individuo. Profissionais da área de saúde precisam por diversas razões medir o grau de flexibilidade do paciente, para poder tratá-lo de forma adequada. Atualmente existem diversos testes que permitem medir o grau de flexibilidade de uma pessoa. A nossa aplicação “Teste de Flexibilidade da Articulação Coxo-Femoral”, tem o objetivo de automatizar e facilitar a aplicação do Teste de Wells, que é muito comum em consultórios médicos e academias de ginastica. Através da Computação Perceptual, todos os gestos do paciente serão analisados e os resultados do teste serão obtidos e registrados em tempo real.
Participante:Juliano Marcos Martins
Nome da ideia:Human Focus
Descrição:
O aplicativo usa a biometria facial para identificação de usuário e calcula o nível de atenção do mesmo ao executar determinadas tarefas mediadas por computador.
Participante:Fashion.me
Nome da ideia:Fashion.me View
Descrição:
Moda é imagem. Imagem que causa impacto, que gera desejo, que vende. Imagem que transmite informação. Se a ideia é levar informação precisa, detalhes deixam de ser meros... bem, detalhes. Eles são imprescindíveis para contar uma história. Quanto mais se puder ver, quanto maior a resolução – do look, da maquiagem, do acessório –, maior o impacto. E quanto mais fácil, curto, intuitivo e divertido for o caminho para que se chegue a esses detalhes, melhor. O Fashion.me View, ferramenta desenvolvida pelo Fashion.me, graças ao Intel® Perceptual Computing SDK amplia, passa, movimenta imagens lendo os seus gestos. Fácil, orgânico, simples. A ferramenta pode ser usada em espaços públicos em telas grandes, o que deixa toda a experiência ainda mais rica. E sedutora.
Participante:Vinicius Senger
Nome da ideia:Visual Phone
Descrição:
Desenvolvimento de um telefone celular que utiliza os dedos e gestos para discar no lugar do teclado.
Participante:Gabriel de Souza Pereira Moreira
Nome da ideia:GeoCrazy
Descrição:
Adaptação de um jogo educativo para aprendizado de história e geografia. Baseia-se em localizar em um mapa capitais famosas, locais mundialmente conhecidos e eventos históricos. Dinâmica do jogo totalmente baseada em Natural User Interface. Este jogo já foi prototipado utilizando o MS Kinect e o Leap Motion.
Participante:Mauro Pichiliani
Nome da ideia:DoubleHands
Descrição:
O projeto DoubleHands fornece um ambiente para fisioterapeutas e psicólogos tratarem as dores decorrentes da síndrome do membro fantasma, em particular com pacientes que tiveram uma de suas mãos ou braços amputados. O objetivo do projeto DoubleHands é rastrear a posição do tronco e de uma das mão do usuário. A partir deste rastreamento será criada uma mão virtual (um objeto 3D) que será posicionada no lugar onde a mão amputada estaria presente. Além de replicar os movimentos dos dedos e da mão física na mão virtual, o projeto irá explorar a possibilidade de reconhecimento de gestos da mão física que podem gerar gestos na mão virtual.
Participante:Daniel Vasques da Silva
Nome da ideia:Reabilitive
Descrição:
A proposta é de um jogo virtual para auxilio na sessão de fisioterapia que utilize a camêra Intel® Perceptual Computing. O foco do jogo são pacientes que necessitem de fisioterapia para a mão e os dedos, podendo ser
utilizado por portadores de distrofia muscular, que possuem os movimento bastante afetados, sendo possível apenas os movimentos dos dedos e pequenos movimentos da mão.
Participante:Anderson Bergamini Sensolo
Nome da ideia:Vitrine Interativa
Descrição:
A ideia consiste em acoplar a câmera a um televisor grande (42 polegadas ou similar) para realizar a exibição de produtos que estão disponíveis em estabelecimentos comerciais, e permitir que o usuário interaja com o sistema através de gestos para acessar informações sobre um produto em particular.
Participante:Pedro Casagrande de Campos
Nome da ideia:Interactive Kanban Board
Descrição:
Nas metodologias de desenvolvimento ágeis um fator crítico de sucesso é a integração e a comunicação entre os envolvidos em projeto, principalmente a equipe de desenvolvimento. Pensando nisto foram propostos vários processos onde o time deve ser reunir em volta de painéis em que o estágio atual do projeto está representado. O Interactive Kanban Board é uma forma de adicionar um valor maior à comunicação ao mesmo tempo que as tarefas representadas são usadas para a execução do projeto. O IKB utiliza às ultimas tecnologias de detecção de gestos e reconhecimento de faces aliadas com os conceitos de BYOD para aproveitar ao máximo as metodologias ágeis de desenvolvimento.
Participante:Alexandre Winetzki
Nome da ideia:Pro Construtor
Descrição:
A idéia é integrar a aplicação a sistemas de CAD ( computer aided design ) como o Auto-Cad da Adobe e o Sketch Up do Google e permitir o uso de gestos para navegar pelas telas e desenvolver projetos de móveis, imóveis e decoração.
Immagine icona:
